“Um dos livros mais assustadores que li na minha vida. Que extraordinário trabalho de investigação!” Stephen King
A gruta Kitum, no Quénia, foi escavada ao longo de séculos por manadas de elefantes, que ali procuravam sombra e minerais. Gigantesca, guarda nas suas entranhas uma floresta petrificada, e é o habitat natural de insectos, morcegos e um dos vírus mais letais do mundo. Ninguém sabe o que terá levado Charles Monet, um francês discreto, a visitá-la num belo dia de 1980, na companhia da namorada. Charles era um naturalista, amante de pássaros e animais. E na gruta, levado pela curiosidade, mexeu onde não devia. Infetado pelo vírus do Ébola, foi o primeiro caso a ser conhecido no Ocidente. E alertou o mundo para uma das mais perigosas e letais ameaças à sobrevivência do ser humano.
Zona Crítica é a história real da descoberta do vírus do Ébola e das suas variantes. E é uma história de terror absoluto, narrada ao ritmo de um thriller. Richard Preston, jornalista da prestigiada revista New Yorker, pesquisou tudo o que havia a pesquisar, entrevistou médicos, cientistas, vítimas e militares. E neste livro notável, combina as descobertas da ciência com o relato de um dos segredos mais bem guardados da história recente dos Estados Unidos
Richard Preston, jornalista do New Yorker, é autor de vários livros sobre temas como o bioterrorismo e doenças infecciosas. Quer escreva obras de ficção ou não ficção, parte sempre de uma recolha exaustiva de dados e da realização de entrevistas com especialistas na área.
Em 1992 publicou na New Yorker o artigo Crisis in the Hot Zone (Crise na Zona Crítica) que viria a dar origem a este livro, publicado em 1994 e que se tornou num imediato bestseller. A obra serviu de inspiração ao filme Outbreak – Fora de Controlo (com Dustin Hoffman no principal papel) e vai ser adaptada por Ridley Scott para uma minisérie televisiva. É autor também do thriller The Cobra Event (1998), sobre uma ameaça bioterrorista (obra essa que levou o president Bill Clinton a investigar as ameaças desse género à segurança dos Estados Unidos) e The Demon in the Freezer (2002) sobre a erradicação do virus da varíola.