Luís do Espírito Santo, nestas suas cartas, para além de nos introduzir no seu rico mundo pessoal, analisa comparativamente duas sociedades diferentes e por vezes, antagónicas: Portugal e os EUA.
“Esgotados por 13 anos de uma guerra sem esperança nem horizontes, os quadros intermédios das Forças Armadas viviam desde há meses numa crescente agitação. A causa próxima fora a publicação do Decreto-Lei nº 353/73, de Julho de 1973, que permitia o rápido acesso dos oficiais milicianos ao quadro permanente. O diploma é rejeitado pela esmagadora maioria dos militares profissionais”.
"Expresso", 1998 (nº 1351)
Através de uma escrita envolvente e aliciante o Prof. Luís do Espírito Santo, nestas suas cartas, para além de nos introduzir no seu rico mundo de VIVÊNCIAS, IDEIAS e EXPERIÊNCIAS, analisa comparativamente duas sociedades diferentes e por vezes, antagónicas. A sociedade norte-americana e a portuguesa, vistas por vários ângulos: filosóficos, sociais, políticos, históricos e económicos. Sublinhamos, também, a divulgação em facsimile, no interior do livro, do Decreto-Lei nº 353/73, de Julho de 1973, o qual tem um valor histórico inquestionável.