VIKRAM, O Vampiro, é a história de um Vampiro, ou Espírito maligno, que possuía e animava cadáveres. Velha lenda hindu escrita em sânscrito, e precursora das 'Mil e Uma Noites', inspirou o "Asno de Ouro" de Apuleio, o Decameron de Boccacio, "Pentameron", entre muitos. A história gira à volta do grande Rei Artur do Oriente, Vikram, que, para cumprir a promessa feita a um Mágico, leva-lhe o Vampiro.
As dificuldades que Vikram tem de superar, tece toda uma série de contos de fadas, que contêm muita informação sobre os costumes e hábitos orientais, como o estado que induz os devotos hindus a permitirem ser enterrados vivos, e a parecer mortos durante semanas ou meses para depois regressarem à vida.
Sem uma única página aborrecida, agradará especialmente aos que gostam do estranho e do sobrenatural, do grotesco e da vida selvagem.
A presente tradução é peculiar, valiosa e interessante pelo íntimo conhecimento que Richard Burton tem do sânscrito, autor que traduziu para língua inglesa entre outros,
«Os Lusíadas» de Camões.