Como surgiu a vida na Terra? Que fenómenos ou processos naturais estiveram na origem da vida neste planeta? A vida surgiu a partir da não vida uma única vez no nosso planeta ou, antes, repetidas vezes? Estaremos sós no Universo? Ou será que existe, ou já existiu, vida noutros corpos celestes? Havendo vida noutros astros, como serão essas outras formas vivas? Quão distintas serão da vida na Terra? Seremos nós capazes de as identificar como vivas? Será que a vida surgiu na Terra por meio da chegada ao planeta de organismos provenientes do espaço? E o que é, afinal, a vida?
Já há algum tempo que sabemos existirem compostos orgânicos com uma certa complexidade noutros astros e no espaço interestelar. E há alguns anos que conhecemos a existência de extremófilos na Terra, organismos que vivem em condições ambientais que até então pensávamos serem absolutamente incompatíveis com a vida. Ou seja, a química orgânica e a vida são fenómenos muito mais disseminados e diversificados do que se pensava há poucos anos! Será que a vida é um fenómeno disseminado e diversificado, não apenas à escala terrestre, mas à escala cósmica?
Este livro proporciona uma viagem empolgante pela aventura da vida na Terra, pelo passado do nosso planeta e, ainda, pela imensidão do Universo — viagem que nos transporta para momentos e eventos que podem ajudar a reconstituir os longínquos primórdios da vida. Simultaneamente, leva-nos ao encontro dessa espantosa aventura que é a ciência, esse fabuloso empreendimento humano que, não se detendo perante crenças seculares, ousa investigar até mesmo aquilo que são as origens mais remotas da humanidade — a origem do Universo, a origem da Terra, a origem da Vida.