«A Boccaccio se deve grande crédito por ter reconhecido a importância única de Dante, e também por nos oferecer um livro que não é apenas de grande auxílio para apreciarmos o mestre, mas uma bela obra literária por direito próprio.»
- The Guardian
Dante Alighieri foi provavelmente o maior poeta de todos os tempos, e a sua vida e obra cativaram de igual modo gerações inteiras de leitores e de críticos.
Com o seu desejo insaciável pelas vidas dos grandes homens, Boccaccio era um fervoroso admirador de Dante, tanto em termos da sua vida como da sua obra. Deste modo, dedicou-se a escrever a biografia de Dante como reivindicação dos méritos do seu ilustre concidadão. No entanto, longe de ser mero relato das desventuras que se abateram sobre o destacado exilado florentino, a resultante A Vida de Dante também nos dá uma perspectiva das ideias do próprio Boccaccio sobre uma variedade de assuntos, incluindo a poesia, a literatura, as mulheres e a sociedade.
A Vida de Dante é uma obra fascinante. Com a sua riqueza de revelações sobre as vidas de dois grandes italianos, é também altamente significativa como um dos exemplos de escrita biográfica.
Giovanni Boccaccio é o pai da prosa italiana, sendo o seu Decameron considerado um marco da história da literatura ocidental. Prolífico autor de poemas e prosa, tanto em latim como em vernáculo toscano, Boccaccio teve um profundo impacto na tradição da literatura europeia, sendo que muitas das suas obras chave conservam o seu apelo até hoje.