A história de um alentejano de sucesso, desconhecido, mas que, felizmente como muitos outros, apesar de ter nascido humilde, nas primeiras décadas do século passado, criado com as dificuldades e a escassez daquele tempo, ajudando no campo, lá veio para Lisboa para estudar, tendo também de trabalhar para prover ao seu sustento. Formou-se pelo Técnico em Engenharia Electrotécnica, arranjou um bom emprego, casou com uma alentejana para com quem «não tinha bagagem» e com ela veio mais tarde um filho e uma herdade que, no 25 de Abril, lhe trouxe muitas aflições que ele também teve de ultrapassar e entender.
Mas Teodósio Pires, um homem bom, de saúde desde o início por vezes complicada, foi vencido pelo coração, que lhe fez talvez pagar a factura de tanto esforço ? e de quem nunca declarou guerra a ninguém.
O Usufruto é uma bela história de um alentejano exemplar, uma história que nos aproxima de factos reais de um passado recente, de forma serena e cheia de esperança, apesar de todas as contradições dos tempos, hábitos e história(s) de vida que percorre.