«Original, comovente e intrigante. Numa palavra: genial! Este romance maravilhoso, é uma viagem mental delirante de Vitangelo Moscarda, em busca do “estrangeiro” que há em si...» Publishers Weekly
A revelação inesperada de que o seu nariz, ligeiramente torto, pende para o lado direito, leva Vitangelo Moscarda, pai de família e banqueiro influente, apelidado carinhosamente pela mulher de Gengè, aos limites da obsessão. A banal constatação da sua pequena imperfeição física provocará em Gengè comportamentos cada vez mais estranhos para os que o rodeiam, levando-o progressivamente à loucura e à quase bancarrota financeira.
Humorístico e profundamente irónico, Um, ninguém e cem mil, foi o último romance publicado por Luigi Pirandello, Prémio Nobel de Literatura, e é considerado pela crítica como um dos pontos mais altos de toda a sua obra, onde o autor resume e aprofunda todo o seu universo, que marcou de forma original a literatura do século XX.
CRÍTICAS
"Em «Um, Ninguém e Cem Mil» Pirandello trata de perseguir com prosa analítica e lúcida, a problemática identidade do Eu, a sua fragmentação ou pluralidade, e o cortejo de palpáveis paradoxos que a ritmam"
Mário Santos, Ípsilon
"Um breve e trágico-cómico romance que resume a filosofia «pirandelliana» e aprofunda as questões da identidade e da pluralidade do «eu»"
Mónica Maia, Os Meus Livros
"«Um, ninguém e cem mil» é o último romance de Pirandello e retoma ou resume os temas e obsessões de toda a sua obra. Classificação 4 estrelas e meio"
Mário Santos, Público Ípsilon