«A História não pode ser mais fascinante — ou sinistra...»
Entertainment Weekly
«Este romance lê-se num ápice.»
Luiza Machado, Cosmopolitan
É possível que a «Rainha Virgem» de Inglaterra tenha tido do seu amante, Robin Dudley, conde de Leicester, um filho? A maioria dos historiadores não dão importância a essas lendas considerando-as mexericos de quem mais nada tem que fazer. Outros falam de um jovem muito especial e arrojado chamado Arthur Dudley.
Esta é a história completa de Arthur Dudley, o filho bastardo da Rainha Isabel I. No contexto da tentativa de invasão da Inglaterra pela Armada Espanhola em 1588, O Bastardo da Rainha articula num romance único duas acções paralelas. A primeira é contada em estilo de memórias pelo próprio Arthur, que, trocado à nascença pelos íntimos de Isabel por um bebé nado-morto, cresce como um cavalheiro do campo, sem nunca conhecer a sua verdadeira identidade. Um sonhador, um romântico, um magnífico cavaleiro, o jovem Arthur parte para combater Filipe II de Espanha. A segunda história segue o caso amoroso de uma vida inteira entre Isabel e Leicester, cujo amor ficou apenas mais forte após da suposta perda do filho de ambos. As duas histórias colidem quando Arthur sabe através do seu pai adoptivo, no leito da morte, quem são os seus verdadeiros pais.
«O Bastardo da Rainha apela a todos os aficcionados de um bom romance histórico. Nesta aventura literária, a religião, o sexo e as personalidades mais fascinantes do século XVI são entretecidas numa rica tapeçaria de traição, busca de poder, e amor.»
Kirkus Rewiews