Livraria do Bairro - TEORIAS E MODELOS DE COMUNICACAO - (Manuel Joao Vaz Freixo)
Dados do Livro
Teorias E Modelos De Comunicacao
  • Titulo:

    TEORIAS E MODELOS DE COMUNICACAO

  • Autor:

  • Editora:

    Instituto Piaget

  • Coleção:

    Epistemologia E Sociedade nº 238

  • ISBN:

    978-989-659-110-6

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    O livro desenvolve uma abordagem às teorias e modelos de comunicação seguindo uma estratégia marcadamente didática, de forma a facilitar a sua leitura e assim torná-lo um meio útil de informação necessariamente acessível ao vasto leque de formações a que se destina. De igual modo se descortina na obra uma preocupação em facultar uma visão integrada da comunicação nos seus diferentes contextos ou níveis onde esta ocorre: "comunicação interpessoal", "comunicação em pequeno grupo", "comunicação organizacional" e "comunicação de massas".


    Dada a diversidade de destinatários que visa, a obra estrutura-se e desenvolve-se de forma a manter o tratamento dos diferentes conteúdos acessíveis, sem sacrificar, contudo, o rigor indispensável e exigível a uma obra que se inscreve nas ciências da comunicação. Crê-se, porém, que a motivação para a sua leitura será particularmente acrescida para todos aqueles que, independentemente da sua formação, procuram melhor perceber os mecanismos do processo comunicacional e a sua importância na dinâmica da sociedade contemporânea, a sociedade da informação.


    O seu conteúdo, para além de confrontar o leitor com as diferentes teorias e modelos que integram a área das ciências da comunicação, pretende também contribuir para a consciencialização do leitor sobre a complexidade das matérias com que nos confrontamos, acentuando assim a necessidade do desenvolvimento de uma atitude crítica indispensável ao cidadão do século XXI.


    Nesta obra o autor defende o estudo da comunicação como uma atitude cívica que se apresenta como uma emergência colocada a todas as formações e que se impõe ao exercício responsável da cidadania neste dealbar do milénio, dada a ubiquidade da comunicação em toda a dimensão da vida em sociedade.


    Por tudo isto, torna-se absolutamente necessário saber escolher, saber optar… contudo, para que possa ocorrer tal escolha, necessariamente informada e racional, é forçoso conhecer o essencial sobre o processo global de comunicação, as suas implicações e, sobretudo, ter desenvolvido conhecimentos e massa crítica bastante para tal exercício.


    É justamente este o caminho que Manuel João Vaz Freixo nos propõe rumo a uma melhor comunicação.

Sugestões