Catálogo editado por ocasião da exposição de Pedro Barateiro (n.1979) com o título “teoria da fala”patente na Casa de Serralves de 18 de Julho a 27 de Setembro de 2009 com textos de Pedro Barateiro, Ricardo Nicolau e Raimundas Malasauskas.
Trata-se de uma perspectiva inédita sobre a Casa de Serralves sob a responsabilidade do jovem artista português, com um assinalável percurso internacional – participou, por exemplo, nas últimas edições das Bienais de Berlim e de Sidney. Éum dos artistas que mais tem recorrido a imagens de arquivo nas suas obras nomeadamente a filmes de propaganda encomendados pelo Estado Novo, sobre obras de engenharia, arquitectura, exposições pedagógicas ou o quotidiano nas colónias. Dá especial atenção à forma como documentos, artefactos e objectos artísticos foram sendo apresentados ao longo do século XX.
Citação de Pedro Barateiro: “Esta apresentação foi construída a partir da análise de um conjunto de manuscritos encontrado no interior de um livro sobre objectos usados para a adivinhação publicado em Angola em 1965 e adquirido num alfarrabista em Paris no ano de 1999”.