Cíclico ou linear, progressivo ou regressivo, o tempo pode ser medido, pensado ou vivido. As suas implicações incidem sobre toda a experiência humana, na sua amplitude e na sua complexidade. Como tal, o tempo erige-se em motivo que percorre, transversalmente, todas as áreas do saber, da cosmologia à física das partículas elementares, da química-física à embriologia, da genética à antropologia, à psicologia cognitiva, à sociologia ou à filosofia. Se o conceito tem vindo a ser explorado no âmbito dos mais variados campos do conhecimento, são também muito diversas as doutrinas à luz das quais é actualmente considerado.
Neste livro, um conjunto notável de cientistas e pensadores fala-nos do tempo, nas suas interrelações com o mundo físico, biológico, social e filosófico.
RUI FAUSTO e RITA MARNOTO, os coordenadores deste livro, são, respectivamente, professores de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia e de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. São também responsáveis pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da mesma Universidade.