Assumindo-se que a Educação Social se apresenta como uma construção de saberes, de competências e de práticas, de modo a que haja proposta de rotura com a situação do quotidiano para que possa vislumbrar-se a mudança, há que dar espaço à metodologia de investigação-acção para reflectir o trabalho e as intenções do grupo de pesquisa, bem como valorizar a percepção das instituições e dos actores, tendo em conta a especificidade do contexto português. Ter-se-á de enfatizar a pesquisa bibliográfica, dentro e fora do espaço geográfico nacional, dado que os relatos e as teorias objectos de publicação, a este respeito, permitem uma visão de experiências realizadas em Instituições que avançam com actividades s&oaute;cio-culturais e educativas.
Esta obra insere-se num quadro e âmbito reais, bem actual, onde se torna fundamental conjugar o verbo intervir, sem desistir, no plano das mentalidades, de modo a desencadear mudanças qualitativas conducentes a uma sólida abertura, no terreno da tolerância, da responsabilidade e da solidariedade da pessoa humana.