Esta obra resulta de um encontro internacional cujos temas debatidos passaram pela História das Técnicas, Património e Paisagem Culturais, Património Industrial. A discussão destas temáticas colocou em evidência a questão da Pedagogia. Da discussão destes assuntos, nasceu a necessidade de verdadeiramente se constituir uma comunidade científica à escala internacional, uma rede de trocas de conceitos, experiências e práticas. Nestas jornadas de estudos, pretendeu-se compreender, colectivamente, em que é que pode ser interessante aproximar aqueles três domínios e em que se estruturará a formação e enriquecimento das competências dos futuros profissionais. Neste sentido, os especialistas trabalharam com o intuito de definir conceitos, métodos, campos de intervenção. Este livro reflecte essas trocas de ideias e organiza-se segundo critérios de “aproximações teóricas” e “práticas e saber-fazer”, estando as matérias agrupados em três grandes linhas: “Ensinar a História das Técnicas”, “Ensinar a relação Património, Técnica e Território” e “Qual formação no domínio do Património Industrial?”.