O primeiro critério de organização de Tatuagem & Palimpsesto passa pela relação que os vinte sete ensaios agora coligidos mantêm ou com questões de teoria poética ou com a leitura crítica de poéticas específicas. Alguns dos ensaios partem de comunicações ou conferências, alguns já tinham sido objecto de publicação autónoma, e é bem possível que certos leitores reconheçam certos textos, mesmo se por vezes estes são expandidos ou alterados. Mas, ainda que o leitor possa reconhecer um ou outro ensaio, este livro vem proporcionar uma experiência nova e absolutamente fascinante: a de acompanhar e confrontar diferentes momentos do trabalho de M.G. ao longo de quase vinte anos de pensamento com (e sobre) a poesia. E as qualidades que já reconhecíamos tanto nos muitos ensaios dispersos quanto em livros anteriores – uma inteligência ao mesmo tempo rigorosa e veemente, um pensamento que se mantém humaníssimo e interveniente mesmo quando manuseia instrumentos conceptuais muito abstractos –, essas qualidades que conferem a M.G. um olhar inconfundível, ressaltam agora com (ainda) mais fulgor.