Dá-se especial atenção às dificuldades encontradas pelos projectos saídos desse imperativo e às discussões sobre aparência e realidade, realismo e anti-realismo que eles geram ou recalcam.
A tentação de olhar para dentro da cabeça de cada um de nós em busca do mental altera-se na distância que separa autores como J. Fodor e D. Dennett de autores como D. Davidson e J. McDowell. A expressão ‘da ciência cognitiva à filosofia’ significa isso mesmo: os escritos aqui reunidos revelam um percurso que começa com autores mais próximos da ciência cognitiva chegando a outros que marcam claramente a fronteira entre filosofia e ciência cognitiva.
«Os escritos que aqui se reúnem tomaram forma dentro dos Projectos de Investigação sobre racionalidade levados a cabo no Mind, Language and Action Group do Instituto de Filosofia da FLUP entre 2003 e 2007. O subtítulo do livro,'Da ciência cognitiva à filosofia' é o subtítulo do Projecto RBD2 (Rationality, Belief, Desire II – from cognitive science to philosophy). Os dois projectos, RBD1 e RBD2, deram origem a várias publicações, a última das quais "Perspectives on Rationality", em cuja introdução o seu núcleo teórico é explicado. Muitos dos trabalhos e publicações ligados aos projectos RBD1 e RBD2 acabaram por ter uma forte componente de filosofia da acção e de estudos da racionalidade prática. Neste livro trata-se de outra coisa: trata-se da minha própria participação nos projectos, feita a partir da filosofia da mente e não tanto da filosofia da acção, e da inflexão em direcção à história da filosofia contemporânea a que essa participação me conduziu.» SOFIA MIGUENS, do Prefácio
Índice:
PARTE I
I. Introdução – Da ciência cognitiva à filosofia (ou por que é que Frege e Husserl são hoje importantes para a filosofia da mente)
II. J. Fodor e os problemas da filosofia da mente
III. D. Dennett: eliminar a consciência ou fazer uma coisa completamente diferente?
IV. O problema do autoconhecimento – modelo cartesiano, modelo wittgensteiniano ou outro?
V. Por que não pode haver uma ciência da racionalidade – Donald Davidson e a ciência cognitiva I
VI. Conceito de crença, triangulações e atenção conjunta – Donald Davidson e a ciência cognitiva II
VII. Subjectividade, intersubjectividade e linguagem natural – a partir de Donald Davidson
VIII. John McDowell e a crítica ao naturalismo raso
IX. Consciência e indistinguibilidade aparência/realidade – filosofia da mente e questões de metafísica e método
PARTE II
Entrevistas a Charles Travis no âmbito do Projecto RBD2 (Rationality, Belief, Desire II – from cognitive science to philosophy)
I. O que tem a filosofia a dizer à psicologia?
II. Pensamento, percepção e linguagem: Wittgenstein à luz de Frege