«É um livro que se recomenda a todos quantos se preocupam com o ensino da matemática e com os seus resultados reais. [...] Assim ele seja lido com olhos de ler pelos responsáveis do governo, instituições de ensino superior e escolas, por professores e por todos os interessados nos problemas da educação.»
Arsélio Martins Presidente da Associação de Professores de Matemática
Livro para o ProfMat. Consequentemente, versa sobretudo o ensino da matemática, num estudo comparativo entre a China e os Estados Unidos, com um enfoque na formação de professores e na transmissão dos conhecimentos por estes. Apresenta muitas situações problemáticas práticas cuja resolução é posta à consideração dos professores dos dois países. As respostas são posteriormente analisadas, traçando-se assim um padrão de ensino para ambos os países e identificando-se as falhas cometidas pelos professores e as suas lacunas em termos de conhecimentos básicos. Um professor sem conhecimentos sólidos nunca poderá ensinar bem. Conclui-se que a abordagem chinesa revela maior flexibilidade e solidez, conduzindo a melhores resultados.
A ser lido por todos os professores de Matemática e também pelos decisores curriculares.
Recomendado pelo Presidente da Associação de Professores de Matemática (que redigiu um texto para a contracapa).