Há mais de dois mil anos que o mundo ocidental vive obcecado pelos produtos vindos do Oriente, sendo a rota das especiarias um dos grandes enigmas da história. As especiarias vinham de terras nunca vistas e onde dificilmente se podia chegar, o que as tornavam tão apetecíveis.
No entanto, nenhuma outra rota comercial colocou em risco tantas vidas e nações, nem desencadeou tantas guerras e descobertas.
Foi para conseguir as especiarias que os homens se aventuraram para lá dos horizontes conhecidos e ousaram explorar os limites do planeta. Os antigos egípcios lançaram o comércio marítimo para obter incenso da Arábia e os navegadores greco-romanos chegaram à Índia à procura da pimenta e do gengibre. Tudo isto antes de Colombo ter partido para Oeste, Vasco da Gama para Oriente e Fernão de Magalhães para lá do Pacífico.
A Rota das Especiarias é um relato épico, que descreve uma história com mais de três milénios e a identifica como fundadora de um mundo moderno e globalizado. Saga exótica, apimentada com o drama de cada viagem, este livro transporta o leitor para os confins da terra.