Revista de Automação, Controlo e Instrumentação - 4º Trimestre de 2012
A "robótica" foi especialmente concebida para a EMAF, um evento de destaque no setor das máquinas ferramenta em Portugal, e por isso foi publicado um Especial EMAF onde foram destacadas as novidades apresentadas de 21 a 24 de novembro na EXPONOR. O Dossier desta edição deu primazia às máquinas-ferramenta e segurança máquina, destacando a vantagem de trabalhar automaticamente com sistemas de comando associadas a funções de segurança. Estas são consideradas máquinas seguras industriais de qualidade, fácil integração e com um serviço completo. Neste contexto, os conversores de frequência inteligentes são muito importantes porque permitem uma boa economia de custos. A manutenção das máquinas ferramentas e a segurança das mesmas ainda é fulcral por evitar paragens inesperadas industriais e/ou ferimentos nos trabalhadores, funcionando assim como uma ótima manutenção. Também foram abordados os sistemas de fixação de ferramentas e peças.
No Espaço Eletrónica Industrial falou-se de sensores e transdutores, ao passo que na Coluna Sociedade Portuguesa de Robótica se abordou a nova robótica industrial com robots industriais para ambientes fabris mais fabris mas também domésticos. Na Secção de Instrumentação destacou-se a instrumentação industrial mais concretamente o termopar (cabos de extensão e compensação) e os termístores. O Espaço Qualidade, redigido por Maria Manuel Costa, centrou-se na inovação com pessoas e na adaptação como forma de sobrevivência atualmente. Na Nota Técnica foi publicado um artigo sobre as caraterísticas do Power-over-Ethernet, um processo orientado para o futuro e de aplicação flexível.
Foram ainda publicadas três entrevistas: a Carlos Breda, Administrador da Bresimar sobre os 30 anos da empresa que lidera e o lançamento da sua marca própria, a TekOn; a MAIS Automação, também em ano de comemoração de 13 anos de existência, explicou os segredos do seu crescimento como uma equipa motivada e ótimos clientes que os têm acompanhado ao longo do tempo; a F.Fonseca também falou à revista "robótica", na pessoa de Carlos Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração, onde enumera os diversos passos da F.Fonseca durante os seus 34 anos rumo ao crescimento e sucesso que tem tido. As duas décadas comemoradas este ano pela Weidmüller Portugal não foram descurados, com a publicação de uma reportagem onde é contada como decorreram dois dias de festa de aniversário. E os igualmente 20 anos da RS Portugal em Espanha e Portugal, numa aposta que se revelou um sucesso em contínuo crescimento, foi outro dos acontecimentos que a revista "robótica" não podia deixar passar sem mencionar, tal como a 7.ª edição do PLC – Produtividade. Liderança e Competitividade onde foram mais uma vez, apresentadas soluções e progressos muito inovadores para as indústrias e os clientes no geral.