Publicação trimestral - 2º Trimestre de 2012
A edição número 10 da "renováveis magazine" focou-se em dois temas prementes na área das energias alternativas: a utilização de energias renováveis em edifícios e as SmartCities. No Dossier sobre Energias Renováveis em Edifícios falou-se da legislação sobre a utilização de energia eólica em ambiente urbano, não descurando o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de conversão da energia solar em energia eólica. A energia solar térmica ainda foi apresentada como uma alternativa aos combustíveis fósseis com potencial para um arrefecimento ambiente com painéis solares térmicos. Nesta edição foi ainda abordado um Especial SmartCities, redes de informação inteligente e eficiência operacional que serão um modelo a ter em conta visto o modelo populacional, a concorrência global cada vez maior e os objetivos cada vez ambiciosos em termos ambientais. Tudo tendo em vista a eficiência e sustentabilidade. Ainda dentro do Especial SmartCities publicou-se um texto sobre o projeto InovGrid focado nas redes inteligentes e orientado por uma visão holística do sistema elétrico que pretende responder aos grandes desafios das redes de energia elétrica. Na secção Mundo Académico abordou-se o ITeCons, um instituto dedicado à investigação e desenvolvimento tecnológico em ciências da construção que desenvolve trabalhos de investigação. Na secção da Investigação e Tecnologia foi redigido um texto sobre o PixelVoltaic, células sensibilizadas com corante, que possui muito potencial para serem utilizadas na produção de energia elétrica distribuída através do revestimento dos edifícios.
Na secção Renováveis em Casa explicou-se como deve ser feita a manutenção de sistemas fotovoltaicos, de forma a manter a segurança e fiabilidade dos equipamentos que constituem um sistema fotovoltaico. Na secção dos Artigos Técnicos focou-se a eficiência energética dos parques solares fotovoltaicos e a importância dos módulos fotovoltaicos e os inversores. Uma descoberta da Universidade Politécnica de Valencia, o algoritmo Valencia, foi explicada tendo em conta os analisadores de qualidade de energia que agora podem calcular os custos das perdas de energia resultantes de sistemas elétricos ineficientes. As Natura Towers, um complexo de escritórios em Lisboa, sinónimo de ecologia, energia e eficiência foram ainda pioneiras na tecnologia, design e soluções ambientais, e foi sobre este projeto que se redigiu um case-study.
No Espaço Opinião, António Sá da Costa, Presidente da APREN – Associação das Energias Renováveis, opinou sobre um caminho viável para um desenvolvimento sustentável das energias renováveis. Uma estratégia que, segundo ele, terá de passar inevitavelmente pela adaptação à realidade do país sem esquecer os compromissos europeus. No Espaço Qualidade abordaram-se as necessidades dos novos clientes, destacando a transparência como um fator crucial. No Espaço Apisolar, a realidade dos fabricantes de sistemas solares fotovoltaicos, aquilo que se faz em Portugal.