Textos de grande profundidade espiritual e de grande riqueza no âmbito da metafísica, da filosofia de tipo gnóstico e da moral.
"Porque as palavras que guardaram, do Deus dos éons, não foram consignadas num livro nem postas por escrito, mas serão trazidas por seres angélicos. (...) Elas (as palavras) estarão sobre uma montanha alta, por cima da rocha (petra) da verdade. Por isso, serão chamadas “palavras da incorruptibilidade (aphtarsia) e da verdade” para aqueles que conhecem o Deus eterno com sabedoria (sophia) de conhecimento (gnôsis) e ensinamento dos anjos eternos, porque ele conhece todas as coisas.
Estas são as revelações (apokalypsis) que Adão desvelou ao seu filho Seth, e o seu filho as ensinou à sua descendência (spora).
Este é o conhecimento secreto (apokryphon) de Adão que ele entregou a Seth; é o santo baptismo daqueles que adquirem o conhecimento eterno através dos gerados do Logos (logogenês) e dos iluminadores (phôstêr) imperecíveis (...)."
A Revelação (Apocalipse) de Adão
"O Salvador disse-me:
— Aquele que viste sobre a árvore alegre e sorridente, esse é Jesus, o vivente. Mas este outro, em cujas mãos e pés espetam os cravos, é o carnal (sarkinos), o substituto, exposto à vergonha, o que existiu segundo a semelhança, — olha para ele e para mim!"
A Revelação (Apocalipse) de Pedro
"E [o Salvador] beijou-me na boca e abraçou-me, dizendo: Meu amado, eis que vou revelar-te aquelas coisas que os céus não conheceram, nem tão-pouco os arcontes."
Segundo Apocalipse (Revelação) de Tiago
A Ésquilo finaliza com este volume III a edição integral dos códices encontrados em Nag Hammadi, que contêm na sua maioria textos da vertente gnóstica do cristianismo primitivo. Estes conteúdos, desde logo, constituíram um contributo inestimável para se ter uma visão mais próxima do que foi o fenómeno das múltiplas correntes no início do cristianismo, e da sua faceta esotérica.
O leitor começa por encontrar, neste livro, uma série de revelações secretas, quer dizer, vários apocalipses (apokalypsis do grego significa revelação): o de Adão, o de Pedro, dois de Tiago e o de Paulo. Seguem-se outros textos de grande profundidade espiritual e de grande riqueza no âmbito da metafísica, da filosofia de tipo gnóstico e da moral.