Subir na vida a pulso. Com passos pequenos, mas firmes. Ser humilde até morrer, independentemente da fama e do sucesso. Jamais desistir dos sonhos por mais impossíveis que possa parecer. Gostar realmente do que se faz, ter família como porto de abrigo e, claro, aprender a rir!
Estas são algumas das regras da vida de Camilo de Oliveira. Um actor com mais de 60 anos de carreira que partilha neste livro a sua experiência e sabedoria. Um homem que chegou onde chegou graças às suas regras de vida. Um percurso recheado de aventuras, êxitos e contratempos, com algumas lágrimas e muitas gargalhadas.
Figura incontornável da televisão e dos palcos portugueses, poucos conhecem o homem que está por trás do autor Camilo de Oliveira. Através da sua vida viajamos pela história do teatro e da sociedade portuguesa. Percorremos o país com a Companhia Rentini, conhecemos as dificuldades de um jovem actor em Lisboa, sonhamos com os anos gloriosos do Parque Mayer, vivemos a boémia dos teatros, entramos nos bastidores das peças e dos programas de televisão. Um retrato intimista, divertido e nostálgico de um actor que é uma referência para muitas gerações. Um exemplo de vida.