O livro analisa um período específico da história da rádio portuguesa (1941-1968). Nessa altura, as principais estações do país eram Emissora Nacional, Rádio Clube Português, Rádio Renascença, Emissores Associados de Lisboa e Emissores do Norte Reunidos. No livro, abordam-se temas como programas, géneros radiofónicos (teatro, desporto, jornalismo, programas infantis, humor), produtores independentes, concursos (rainhas e reis da rádio), publicidade, o Centro de Preparação de Artistas da Rádio e os papéis do SNI (censura e produção de conteúdos) e da Mocidade Portuguesa, duas estruturas do Estado Novo com forte influência na formação da rádio nacional. Época de ouro da rádio, dá-se igual atenção aos seus aspetos culturais e estéticos, à mulher locutora e produtora e à produção fonográfica. "Sempre no Ar, Sempre Consigo" foi o slogan lançado por Rádio Clube Português em 1963 quando a estação passou a emitir ininterruptamente 24 horas por dia.