Quem são os responsáveis pelo estado a que chegámos? As desigualdades sociais são mesmo um problema? Como vamos pôr a economia a crescer e criar emprego? Como salvar Portugal de uma União Europeia disfuncional?
O livro parte de uma questão incontornável: quem são os responsáveis pelo estado a que chegámos? Menos do que ajustar contas com o passado, procura desconstruir vários mitos que dominam o discurso público sobre este tema, em particular a ideia de que os portugueses «viveram acima das suas possibilidades». Só com uma compreensão menos superficial dos fatores que conduziram à crise portuguesa estaremos aptos a tomar decisões acertadas sobre o que há de vir.
A segunda parte do livro é dedicada à discussão sobre o futuro e o que podemos fazer para o influenciar. Analisam-se, em particular, os desafios da retoma económica e da criação de emprego, da mudança de perfil de especialização produtiva, do combate à pobreza e às desigualdades crónicas, bem como do enquadramento de Portugal na zona euro.
O Que Fazer Com Este País pretende descortinar as origens dos problemas que hoje enfrentamos e refletir sobre o futuro de Portugal à luz dos desafios atuais. Do pessimismo da razão ao optimismo da vontade.