Como funciona a linguagem? Que se passa entre o momento em que lemos/ ouvimos uma frase e o momento em que compreendemos essa frase? É a estas questões que esta obra pretende dar resposta. Aborda a linguagem escrita e falada do ponto de vista da psicolinguística cognitiva, estudando os mecanismos das representações mentais que sustém e tornam possível a linguagem.
O problema do reconhecimento das palavras escritas consiste em determinar como um leitor ou um auditor passa de uma forma visual ou sonora complexa para uma representação abstracta conceptual (o significado), e isto no espaço de menos de meio segundo. Depois de apresentar os mecanismos cognitivos responsáveis desta correspondência entre um estímulo físico e a sua representação mental abstracta, os autores abordam as especificidades do tratamento lexical na modalidade escrita e falada e também as influências recíprocas da ortografia e da fonologia no reconhecimento das palavras escritas e faladas, a fim de colocar em perspectiva os dados saídos de dois domínios que até aí se ignoravam mutuamente.
Esta obra simultaneamente sintética e inovadora dirige-se a todas as pessoas interessadas pela psicologia da linguagem sobretudo aos estudantes de Psicologia, Ciências Cognitivas e Ciências da Linguagem.