Problemas da Filosofia não é apenas mais uma introdução à filosofia. James Rachels, um filósofo contemporâneo de primeira linha, guia-nos com a maior das naturalidades não tanto nas ideias dos filósofos, mas na própria discussão de alguns dos mais antigos, enigmáticos e estimulantes problemas da filosofia. Numa linguagem despretensiosa, mas rigorosa, incentiva-nos, desde a primeira página, a analisar criticamente as ideias dos grandes filósofos e a pensar com ele, sem temores reverenciais nem tiques académicos. O recurso frequente a exemplos e a contextualização da discussão com informação relevante, tanto da história da filosofia como do mundo contemporâneo, ilustram de forma brilhante a vitalidade, importância e actualidade da filosofia.
Trata-se de uma obra que não pressupõe quaisquer conhecimentos prévios, destinando-se a todas as pessoas que gostam de pensar por si. Agradará especialmente aos estudantes do ensino secundário e superior, assim como a professores de Filosofia, Comunicação, Direito, Economia e Sociologia.
Esta obra começa com a discussão sobre o legado de Sócrates e as razões deste filósofo para se recusar a desobedecer às leis da cidade que o condenou à morte, procurando mostrar que Sócrates argumentou de forma falaciosa. O autor aborda depois os seguintes temas:
- Será razoável acreditar em Deus?
- O mal
- A vida além da morte
- A identidade pessoal
- A relação mente-corpo
- As máquinas podem pensar?
- O livre-arbítrio
- O cepticismo e o conhecimento do mundo exterior
- A objectividade e a fundamentação da ética
- O sentido da vida
Termina com um útil apêndice sobre como avaliar argumentos.