Este livro procura apresentar, de forma tutorial, algumas noções básicas no âmbito da alimentação e nutrição humana.
Adopta-se uma perspectiva didáctica, tendencialmente formativa, que tende a potenciar a aplicação, análise, síntese e valorização de conhecimentos dos leitores.
Neste enquadramento apresenta-se uma perspectiva sinóptica, enquadrando aspectos considerados relevantes sobre a História da Alimentação Humana.
Aborda-se a temática dos problemas alimentares contemporâneos, de forma tendencialmente simplificada e prática.
No âmbito de uma alimentação considerada racional, discorre-se em torno da qualidade dos alimentos, equacionando-se aspectos gerais de auto-decomposição, interacções com componentes microbiológicos e eventuais perigosidades acopladas á incorporação de aditivos alimentares.
Os elementos nutricionais são caracterizados segundo uma perspectiva química, focando ainda funções no organismo e algumas fontes alimentares mais importantes.
A definição de padrões nutricionais nas sociedades humanas é apoiada com metodologias tendencialmente práticas e dirigidas para a aferição de balanços de energia, componentes do consumo energético, recomendações energéticas, equilíbrio azotado, nutrientes reguladores e exigências hídricas.
Caracteriza-se a tabela de composição dos alimentos e a elaboração de dietas, sintetizando-se ainda aspectos associados á noção de saciedade e sede, a par dos fenómenos de digestão, absorção, acumulação e eliminação de alimentos.
No âmbito do metabolismo celular, caracteriza-se o anfibolismo dos glúcidos, lípidos e aminoácidos. Finalmente caracteriza-se, de forma sucinta, a interacção entre a nutrição e a saúde, estética e desporto.