O sétimo, e último, volume da mais célebre saga da Roma Antiga alguma vez escrita!
Colleen McCllough continua a sua série sobre os Senhores de Roma com a crónica de uma das histórias de amor mais famosas da História. Após a morte de Júlio César, Marco António, o seu ambicioso e impetuoso primo e Octaviano, o filho adoptivo de César e seu herdeiro, concordam em administrar conjuntamente o extenso império: António no Oriente e Octaviano no Ocidente.
Este não é contudo um acordo feliz e a rivalidade de ambos na tentativa de se tornarem os senhores de Roma é o tema que prevalece durante toda esta saga fascinante. Após uma desastrosa campanha para submeter os Partos, António vira-se para Cleópatra, a enigmática e fabulosamente rica rainha do Egipto, com o objectivo de angariar fundos para a sua arca de guerra. Determinada a fazer de Cesarião, o seu filho com Júlio César, o senhor de Roma, Cleópatra seduz António e consegue rapidamente torná-lo tão moldável como barro macio. Entretanto, com a ajuda da mulher e de Marco Agripa, Octaviano solidifica a sua posição em Roma e na Itália. Instigado por Cleópatra, António reúne as suas forças na Grécia para invadir a Itália.
Nas competentes mãos de McCullough, o desenlace do drama não perde nenhum do seu interesse, apesar de ser bem conhecido. Tal como acontece nos livros anteriores desta série, a erudição e as personagens de enorme complexidade devolvem à vida a Roma tempestuosa.
Série O Primeiro Homem de Roma
A história da Roma Antiga é o tema romanceado que, ao longo de sete volumes, nos é apresentado por Colleen McCullough, autora dos best-sellers mundiais Pássaros Feridos, O Toque de Midas ou Tim. Fruto de um excepcional trabalho de pesquisa, todo o ambiente histórico, quer se trate da forma de organização política, económica ou social, ou de simples estratégias de poder, é retratado com o rigor e o talento que caracteriza uma excepcional autora.