Livraria do Bairro - PRESIDENCIAS ABERTAS DE MARIO SOARES, AS - (Estrela Serrano)
Dados do Livro
Presidencias Abertas De Mario Soares, As
  • Titulo:

    PRESIDENCIAS ABERTAS DE MARIO SOARES, AS

  • Autor:

  • Editora:

    Minerva Coimbra

  • Coleção:

    Comunicacao nº 21

  • ISBN:

    972-798-031-7

  • Tema:

    Marketing / Comunicação

  • Sinopse:

    A democracia portuguesa nascida do 25 de Abril, trouxe aos portugueses a liberdade de imprensa, o alargamento do espaço público e a mediatização da vida política. O desenvolvimento da comunicação política levou os políticos a investir recursos e a mobilizar esforços na elaboração de estratégias de comunicação, sem as quais lhes é difícil fazer chegar ao público as suas mensagens. Para obterem a adesão dos cidadãos os políticos necessitam dos media. São eles que lhes proporcionam a visibilidade essencial à conquista do voto - única maneira de, em democracia se alcançar o poder. Ora, nos sistemas políticos que consagram o sufrágio universal como forma de escolha dos governantes, as estratégias de comunicação política passam, cada vez mais, pelo recurso à criação de acontecimentos destinados a atrair os jornalistas. Na medida em que os jornalistas necessitam de notícias -matéria prima de que se alimenta o seu trabalho - surge uma complexa teia de relações entre políticos e jornalistas, nem sempre fácil de gerir e de compreender. Daí a pertinência de questões como:
    Quem influência quem?
    Quais as estratégias usadas pelos políticos para ser notícia?
    Como é que, em Portugal, o Presidente da República, contorna o carácter essencialmente simbólico da função presidencial e mobiliza os media?
    Que estratégias utiliza? De que instrumentos dispõe?
    E como reagem os jornalistas?

    Estas são algumas questões a que este livro procura dar resposta através da análise da estratégia e do aparelho de comunicação de Mário soares, nomeadamente, as Presidências Abertas.

Sugestões