Esta obra apresenta-nos um conjunto de métodos de recolha e análise de dados em ciências sociais, todos eles apresentados, discutidos e ilustrados em íntima relação com práticas concretas de investigação. Esta articulação implica várias vantagens: apreender em profundidade os princípios e a lógica de cada procedimento, compreender mais facilmente a sua aplicação e circunscrever a possível diversidade dos seus usos. Os exemplos apresentados estimularão a imaginação metodológica do leitor, bem como a sua capacidade para abordar problemas específicos. Mais do que um inventário das técnicas existentes, o que se propõe nesta obra é uma reflexão aprofundada sobre alguns dos mais importantes métodos de investigação em ciências sociais.
Este livro destina-se a estudantes em formação avançada, a docentes ou investigadores que pretendam aprofundar a sua reflexão e prática metodológicas, a formadores que orientem trabalhos de estudantes e a todos os responsáveis que pretendam utilizar técnicas de inquérito no seu meio profissional.
Os autores ensinam Métodos de Investigação na FOPES (Faculté Ouverte de Politique Économique et Sociale) da Universidade Católica de Lovaina. Para além disso, Luc Albarello é director do Sonecom (gabinete de estudos e sondagens), Françoise Digneffe é professora na École de criminologie da UCL, Jean-Pierre Hiernaux é professor de Sociologia na UCL, Christian Maroy é investigador do Fonds National de la Recherche Scientifique (FNRS), Danielle Ruquoy é consultora de formação na FOPES e Pierre de Saint-Georges é professor nas Facultés universitaires Saint-Louis, de Bruxelas.