Tradução para português do livro “Cómo... Energía Solar Fotovoltaica”.
Nos últimos anos tem-se assistido a alterações climáticas para muitos causadas pelo homem e pela sua forte dependência dos combustíveis fósseis. Este factor, aliado a escaladas do preço do petróleo, fizeram o homem olhar para as energias endógenas – em especial para a energia solar – como meio de reduzir a dependência destes combustíveis.
Em 2007 deu-se um passo importante para a dinamização do mercado do solar fotovoltaico, com a entrada em vigor do Decreto-Lei 363/07 de 2 de Novembro de 2007. Finalmente esta realidade passou à história, reforçado ainda pela Portaria nº 201/2008 de 22 de Fevereiro de 2008, que simplifica o acesso às referidas licenças e criando um conjunto de medidas que irão finalmente permitir que os microprodutores façam um investimento economicamente rentável.
“Práticas de Energia Solar Fotovoltaica” é o livro ideal para a introdução aos sistemas solares fotovoltaicos, pois, sem ser demasiado exaustivo, apresenta, de forma inteligível, os conceitos teóricos fundamentais para a elaboração de projectos de pequenas instalações solares, expondo ainda todos os conceitos fundamentais necessários para a respectiva execução do projecto. Neste livro é feita uma introdução aos sistemas de energia solar fotovoltaica, com especial destaque para as pequenas instalações para habitações, definindo, em conjunto, os diferentes componentes de uma instalação bem como as tipologias da mesma. São analisadas as condições prévias a considerar para a realização de uma instalação e apresentam-se cinco projectos-tipo de instalações solares fotovoltaicas, não esquecendo os aspectos relacionados com a segurança e higiene das instalações nem a sua manutenção.