O que nos impele a comer e explica os diferentes tipos de apetite? Por que razão respirar a elevadas altitudes é fácil para as aves, mas difícil para os seres humanos? Porque é que os órgãos sensoriais dos animais se apresentam aos pares - olhos, ouvidos, narinas, etc.?
Em Porque É Que o Ganso Não É Obeso (E Nós Aumentamos de Peso), o fisiologista e endocrinologista Eric Widmaier descreve as formas assombrosas como, para sobreviverem, os seres humanos e as outras criaturas se adaptaram aos desafios colocados pelo meio ambiente.
Os exemplos surpreendentes e o sentido de humor, aliados a uma dose moderada de ciência rigorosa, tornam esta obra uma leitura agradável, esclarecedora e viva.
«Widmaier tem a capacidade de cativar o leitor para aspectos, que este poderia considerar irrelevantes, dos temas triviais mas agora amplamente debatidos da obesidade e da necessidade de controlo do peso. Trata-se de um livro vencedor.»
Choice (Prémio de Excelência em Literatura Académica)
ERIC P. WIDMAIER é Professor Associado de Biologia na Universidade de Boston, onde lecciona Fisiologia e dirige projectos de investigação nesta área e na área da endocrinologia. É autor de inúmeros artigos em publicações científicas e não-científicas.