Este livro propõe-se contribuir para uma fundamentação didác-tica autêntica do ensino em educação física e desportos, no meio escolar como fora dele. Recusa um conceito 'defensivo' de ensino, exclusivamente dependente de modelos, de fórmulas, de esquemas e de 'justificações' estranhas à situação peda-gógica. Postula um conceito 'ofensivo', assente no entendi-mento do ensino como um processo de desenvolvimento regular, contínuo e sistemático da personalidade dos alunos; vê, por isso, na actividade e mutabilidade do aluno, na reflexão criativa do professor e no tipo de organização do ensino as condições decisivas para a formação do educando como personalidade.
De tudo isto decorre um convite ao leitor potencial - ao estu-dante e professor de educação física, ao técnico e formador desportivo - para um confronto racional e transparente com o ensino, em todos os momentos em que este é concebido, pre-parado, realizado e analisado. O que vale como um alerta contra as malhas e roupagens das receitas tecnocráticas e cientificistas.
A apresentação de coordenadas conceptuais para o plane-amento, a abordagem das linhas da aula de educação física, a indicação de vias para a análise e avaliação do ensino pro-curam despertar e motivar o optimismo pedagógico tão indis-pensável à tarefa de educação da juventude.
Aquele convite adquire sentido na permanente tomada de consciência de que o planeamento, a preparação e a avaliação constituem a componente teórico-mental de uma actividade essencialmente prática. O ensino é uma actividade de direcção pedagógica, destinada a desencadear actividade 'activa' e consciente dos alunos e a transportar para vários níveis supe-riores todos os implicados; como tal deve ser organizado e con-duzido pelo professor, como tal deve ser vivido pelos alunos.