As razões que levam a fundar e desenvolver um negócio têm sido motivo de generalizado interesse. Contudo, para além das biografias mais ou menos romantizadas de alguns homens que começaram do nada e mercê de trabalho duro e golpes de génio conduziram as suas empresas a empórios, muito pouco ou nada se escreveu... Este pequeno livro reúne algumas histórias reais sobre pequenas empresas. Encontra-se dividido em duas partes: a introdução e um conjunto de histórias que se inicia com a confissão de um empresário, não uma história em si, mas uma exposição de problemas e desejos que nos parecem retratar os de muitos empresários portugueses.
Num quadro em que:
— As PME contribuem com cerca de 45% para o VAB da indústria transformadora;
— empregam cerca de 70% dos assalariados nacionais;
— actuam nos mais diversos ramos da actividade económica, quer a nível de bens de consumo quer a nível de bens intermédios;
— em termos regionais predominam em todo o país, constituindo em muitos concelhos a única expressão de actividade empresarial existente.
Pretende-se que estas histórias reais de pequenas empresas possam ajudar os próprios empresários e ainda os alunos e professores de escolas de gestão que se debatem com a falta de casos para estudo e são tantas vezes forçados a recorrer à tradução de situações em firmas estrangeiras que nada ou pouco tem a ver com a nossa realidade.