A filosofia começa com a indagação da natureza da realidade e de como devemos viver. Estas eram as preocupações de Sócrates, que passava os dias nos antigos mercados atenienses a fazer perguntas embaraçosas, desconcertando as pessoas com que se cruzava e mostrando-lhes o pouco que realmente sabiam.
Esta história entusiasmante apresenta os grandes pensadores da filosofia ocidental e explora as suas ideias mais importantes sobre o mundo e sobre como nele devemos viver. Em 40 capítulos breves, Nigel Warburton conduz-nos numa viagem pelas principais ideias da história da filosofia. Conta-nos histórias interessantes e muitas vezes singulares das vidas e mortes de pensadores provocativos – desde os antigos, que discutiam a liberdade e o espírito, até Peter Singer, que aborda as perturbantes questões filosóficas e éticas que assombram o nosso tempo.
Warburton não só nos torna acessível a filosofia, como também nos inspira a pensar, a argumentar, a raciocinar e a perguntar. Esta Uma Pequena História da Filosofia apresenta o grande movimento da humanidade em busca da compreensão filosófica e convida-nos a todos para nos juntarmos à discussão.
“As escolhas de Warburton não dão ao leitor uma ideia falsa nem caricatural da história da filosofia. Por outro lado, a sua elegante prosa ática, assim como a medida q.b. de aspetos engraçados referentes às personalidades dos filósofos, ou aos tempos em que vivem, fazem desta obra uma leitura compulsiva: fica o leitor avisado que mal comece a ler o primeiro capítulo, terá vontade de os ler todos, sem parar.”
Desidério Murcho
“Passar por toda a história da filosofia (Ocidental) através de pequenas biografias de 40 filósofos, de Sócrates a Peter Singer, num estilo acessível. Uma missão difícil; que Warburton a tenha completado tão bem é um triunfo.”
Stevel Poole
The Guardian
“Uma primeira introdução à existência humana: muito poucas vezes a filosofia pareceu tão lúcida, tão relevante, tão fácil de compreender e de praticar.”
Sarah Bakewell
autora de How To Live: A Life of Montaigne in One Question and Twenty Attempts at an Answer
“Um livro vigoroso e vistoso, escrito num estilo acessível capaz de despertar o interesse do público jovem de forma esplêndida.”
Peter Cave
autor de Can a Robot be Human? 33 Perplexing Philosophy Puzzles