Último livro de Tony Judt, um historiador brilhante e um indómito intelectual público, Pensar o Século XX reúne numa narrativa de grande fôlego a história intelectual contraditória de uma época.
A natureza excepcional desta obra é evidente na sua própria estrutura - uma série de conversas íntimas entre Judt e o seu amigo e colega, o historiador Timothy Snyder, baseada em textos da época e realçada pela intensidade da sua visão. Atravessando com desenvoltura as complexidades da vida moderna, ele e Snyder reavivam as ideias e os seus pensadores, conduzindo-nos pelos debates que moldaram o nosso mundo. Através desta evocação de ideias esquecidas e do escrutínio das tendências em voga, é a forma de um século que se dá a ver. Judt e Snyder envolvem-nos profundamente na sua análise, fazendo-nos sentir parte da conversa. Ganhamos consciência das obrigações do presente para com o passado, e da força da perspectiva histórica e das considerações morais na crítica e reforma da sociedade, então como agora.
Ao restaurar e exemplificar verdadeiramente o melhor da vida intelectual no século XX, Pensar o Século XX abre vias para uma vida moral no nosso século. Este é um livro sobre o passado, mas é também a defesa do futuro por que devemos lutar: Pensar o Século XX é sobre a vida da mente, e sobre a vida consciente.