O percurso científico de Vygotsky é muito breve no tempo, mas teoricamente surpreendente. Lev Semenovitch Vygotsky nasce, em 1896, um «ano vintage» para as ciências humanas e particularmente para a Psicologia do Desenvolvimento, pois foi também o ano de nascimento de Jean Piaget. O percurso científico de Vygotsky é muito breve. Em 1924, aos 28 anos de idade, afirma a originalidade do seu pensamento numa comunicação sobre os «Métodos da Investigação Reflexológica Aplicados ao Estudo da Mente» e é convidado a integrar o grupo de investigadores do Instituto de Psicologia associado à Universidade de Moscovo. Entre 1924 e 1934, permanece em Moscovo, onde lecciona em institutos universitários, trabalha com crianças e jovens deficientes e, com Luria, Leontiev, Sakharov, entre outros estudantes e colaboradores, estuda o desenvolvimento psicológico, normal e patológico, e explora o papel da educação na emergência do pensamento-consciência. Aos 38 anos, após dez anos apenas de vida científica, Vygotsky morre, vitimado pela tuberculose. Vygotsky propõe uma via original porque teve a arte e a capacidade de articular múltiplas fontes de conhecimento. Conciliou as noções de «adaptação», «evolução» e «génese», inspiradas na biologia e na teoria da evolução das espécies de Darwin, com as abordagens sóciohistóricas do desenvolvimento humano e colectivo que marcavam a ideologia marxista e alguns teóricos da psicologia e sociologia e que se revelavam também consistentes com a sua própria expêriencia pessoal de educador. Maria Stella Aguiar, do «Prefácio»