Maria João Veiga, 53 anos, nascida em Lisboa, residente no concelho do Cadaval.
Casada, licenciada em Direito, exerço advocacia em profissão liberal.
Seis filhas, três das quais já com curso superior.
Não fosse ter um marido dedicado e disponível e a sua ajuda extraordinária, jamais teria conseguido começar a escrever de forma ordenada e sistemática. Após ter feito uns cursos de escrita criativa, e com a possibilidade da escrita a ser familiarmente criada, publiquei o meu primeiro livro em 2010, “24, hora a hora.” A estrutura do livro é cíclica, uma crónica de histórias que atravessam as 24 horas de um dia, em que a cada hora corresponde um personagem cuja história que é contada se cruza, de alguma forma com a história a ser contada na hora seguinte. Até o dia acabar…
Logo no ano seguinte, publiquei novo livro – “ComSentidos”, contos diversos que se associam aos nossos 5 sentidos e a um 6º, eventualmente existente. Os contos atinentes à visão têm nome de cores, os da audição, de sons, os do tacto, de texturas, os de gosto, sabores e os do olfacto, cheiros.
Em 2012, nova colectânea de contos, esta dedicada a São Martinho do Porto, amada terra de férias…Inserido no contexto de uma exposição que no mês de Agosto a Casa da Cultura local promove, o livro foi um êxito, dado que se dirigia muito às memórias daqueles que povoam São Martinho do Porto…
Há tempos que pensava um romance – escrevi-o em Maio, está aqui, é este “O Passar dos dias”. Trata-se de uma história simples, de personagens que me deram prazer criar, escrita e contada no passar dos dias que, afinal, é a vida…
Para além do dever – a advocacia –, e da devoção – a escrita -, a leitura é o meu maior “hobby”, amor que está na base de uma actual colaboração com a Mais Oeste Radio – “Livros, leituras e companhia”, uma rubrica semanal para falar disso mesmo. Também foi esse amor pelos livros e a divulgação da leitura que me levou a várias colaborações com a Biblioteca Municipal do Cadaval, tentando chamar as pessoas a esse espaço e aos livros, sensibilizando crianças, seus pais e professores para a iniciação ao amor pelo acto de ler. Daí nasce também a adesão ao projecto de universidade sénior desenvolvido naquele concelho, onde, pelo segundo ano consecutivo, irei acompanhar a disciplina de língua portuguesa.
As minhas filhas criaram-me um blogue aquando do lançamento do meu primeiro livro e que desde então administro e onde escrevo regularmente: www.mariajoaoveiga.wordpress.com
Neste blogue existem textos não publicados e algumas crónicas que me surgem de assuntos do dia-a-dia ou simplesmente, do nada. Escrevo pelo prazer de escrever…
De momento, estou a escrever um novo romance