EM OUTUBRO DE 2009, GEORGE SOROS proferiu uma série de palestras na Central European University, em Budapeste, Hungria, que nos fornecem uma visão global sobre as suas ideias económicas e políticas. Na primeira e segunda palestras, Soros discute a sua teoria geral da reflexividade e a aplicação desta teoria aos mercados financeiros, dando-nos, simultaneamente, as suas opiniões sobre a recente crise financeira. Na terceira e quarta palestras, é analisado o conceito de sociedade aberta, que orientou a filantropia global de Soros, bem como a eventualidade de existência de conflitos entre o capitalismo e a sociedade aberta. A última palestra concentra-se no futuro, em que Soros analisa de forma cuidadosa o papel económico e político cada vez mais importante que a China desempenhará nos próximos tempos. As Palestras de Soros apresentam estes cinco discursos fundamentais num único volume, que oferece um resumo condensado e muito claro da mundividência de Soros.
Leitura essencial para todos os que querem construir um Mercado responsável:
Há um desejo geral de tratar a crise como outra crise qualquer e voltar à vida normal. Mas é pouco provável que a realidade se conforme. Actualmente, o sistema está avariado e tem de ser consertado.
O que falta é um reconhecimento geral de que o sistema faliu e precisa de ser reinventado. (…) Humpty Dumpty não pode ser reerguido.
AS PALESTRAS DE SOROS
O Princípio da Incerteza Humana
Os Mercados Financeiros
A Sociedade Aberta
Capitalismo versus Sociedade Aberta
O Futuro