Livraria do Bairro - OUTRO OLHAR, UM - (Jose Manuel Anes)
Dados do Livro
Outro Olhar, Um
  • Titulo:

    OUTRO OLHAR, UM

  • Autor:

  • Editora:

    Esquilo

  • Coleção:

    Esoterismo E Tradicao Portuguesa

  • ISBN:

    978-989-8092-30-4

  • Tema:

    Espiritualidades

  • Sinopse:

    Um urgente resgate do imaginário adormecido em Portugal para reencontrar novos desígnios para este terceiro milénio.


    "Imaginariamente, sou [um mago]. Todos somos, mesmo o humilde pastor da Serra da Estrela ou o analfabeto, todos somos magos. Acho que este imaginário é absolutamente indispensável. Nunca conseguiria ser apenas um químico. [O objectivo da criação da alquimia] é o Homem sentir-se o criador do universo, ou pelo menos co-criador - e também criador de si próprio, como escreveu Pessoa."
    José Manuel Anes

    "Publicam-se aqui alguns dos seus ensaios, sempre fascinantes, que procuram organizar um percurso de demanda espiritual, com o título Um Outro Olhar – A Face Esotérica da Cultura Portuguesa. Têm por tema a sua interpretação esotérica da cultura portuguesa, procuram desvendar-nos alguns segredos da nossa tradição alquímica, ver como, no presente, se reelaboram velhos paradigmas, mostrar como interpreta o autor o regresso do sagrado."
    Helena Barbas

    Este é um livro inédito de José Manuel Anes, criminalista reconhecido, antropólogo das novas religiões e estudioso das antigas espiritualidades. Numa entrevista em exclusivo concedida a Helena Barbas, professora universitária e crítica literária do Expresso, o autor foi convidado a abordar três temas principais: Portugal, Alquimia e Quinto Império, a partir dos quais se estendeu o diálogo a outros temas.

    José Manuel Anes é um dos defensores do urgente resgate do imaginário adormecido em Portugal para reencontrar novos desígnios para este terceiro milénio. Na primeira pessoa, apresenta-nos esse seu "outro olhar", ao mesmo tempo que faz a ponte e aborda sem tabus temas actuais e polémicos. Um dos mais importantes é o papel de Portugal no contexto internacional, que deve ser, sobretudo, de mediação entre países, fomentando o diálogo e o entendimento, talvez esteja aí algo da ideia do Quinto Império. Completa esta obra uma série de artigos do autor que pela sua importância história para o presente tema aqui são compilados.

Sugestões