Em 11 de Setembro de 2001, e pelas piores razões, o nome de Osama Bin Laden saltou para as primeiras páginas dos jornais e para as aberturas dos noticiários.
Nesse dia, ao sepultar milhares de vítimas inocentes debaixo dos escombros do World Trade Center e do Pentágono, ao conduzir até uma morte horrível os passageiros e as tripulações de três aviões, o terrorismo internacional cometeu aquele que é seguramente o seu mais nefando crime de sempre.
Pouco a pouco, a comunicação social foi então reunindo algumas informações sobre a personalidade de sinistro recorte daquele que tudo indica ter estado por detrás desse crime hediondo, bem como sobre os propósitos e as acções desenvolvidas pela sua organização territorista, a célebre Al-Qaeda.
Para se perceber melhor, no entanto, a ameaça que o mundo realmente enfrenta, o presente livro é uma peça de facto fundamental.
O seu autor, Roland Jacquard, é não só um profundo conhecedor do mundo árabe e do Médio Oriente ( viajou variadissímas vezes por essa zona do globo e entrevistou muitas das personagens centrais desta história triste ), como é ainda director do Observatório Internacional do Terrorismo.
A sua vasta bibliografia é aliás esclarecedora do profundo conhecimento deste assunto.
Ora a leitura da obra resulta de facto impressionante.
Tudo aquilo que a comunicação social tem insinuado acerca das ligações subterrâneas, da organização em rede, dos grupos que estão a transformar a humanidade em refém da sua estratégia, é não só confirmado, como largamente ampliado.
O diagnóstico que daqui resulta é profundamente assustador.
Mas é ao mesmo tempo um retrato sereno e objectivo, como tudo aquilo que tem pleno conhecimento de causa.
Diz-se com razão bastante, que o mundo mudou em 11 de Setembro de 2001.
Osama Bin Laden, a Estratégia do Terror ajuda-nos a compreender melhor em que mundo novo entrámos e que Guerra é essa que iremos travar.