Orientação para um processo dinâmico da estratégia
Do ensaio: Orientação para um processo dinâmico da estratégia
Nunca, como hoje, se falou tanto em conhecimento. Vivemos, atualmente, na sociedade do conhecimento, essencial na criação de riqueza. Por isso, nós, professores e a sociedade em geral devemos incentivar a investigação científica, em prol do Saber.
Estamos a viver uma autêntica “revolução” que, não é uma moda passageira, é sim fruto de forças incontroláveis, tais como a globalização da economia e o desenvolvimento tecnológico. Esta agitação a nível mundial, mercados mais alargados, mais agressivos, onde a concorrência é cada vez maior, clientes cada vez mais informados e mais exigentes fazem do conhecimento um autêntico recurso para as empresas aumentarem a sua capacidade de permanecer vivas no mercado.
Nas últimas décadas tentou-se consciencializar acerca da importância do conhecimento para as organizações, ajudando-as na sua gestão e implementação.
Por tudo isto, é de louvar o José Coelho, construtor deste projeto.
As organizações nunca foram estáticas, mas a partir de finais do séc. XX, o ritmo de mudança tem sido cada vez maior. As organizações são influenciadas e procuram influenciar as mudanças que ocorrem na sua envolvente, e, deste modo, devem ter uma orientação dinâmica que lhe permita alcançar os resultados desejados. É, deste modo, “fundamental que o processo seja assessorado por um conjunto de capacidades dinâmicas, que permitam […] a adaptação e consolidação de novos fatores emergentes no ambiente, através da flexibilidade e adaptabilidade, permitindo um ajustamento permanente da estratégia na prossecução dos seus objetivos”.
Este livro, é portanto, um excelente manual, quer para os futuros gestores, quer para os nossos empresários, uma vez que além de toda a base conceptual que possui, onde desenvolve os significados terminológicos, recorre também, a uma PME portuguesa, como Estudo de Caso.
O autor neste livro, fala da elaboração da estratégia empresarial e dá uma excelente perspetiva da forma como afeta o desempenho da empresa, e como o sucesso de uma estratégia pode ser atribuído: à definição dos objetivos; à compreensão do meio ambiente; à avaliação interna da empresa, i.e., dos recursos que dispõe; e da implementação da estratégia. No presente livro, poderemos estudar alguns modelos estratégicos, tais como: o modelo das cinco forças de Porter; a cadeia de valor; a análise SWOT, entre outros. Estudam-se, ainda, as perspetivas de análise e transformação da estratégia, fator determinante à orientação para um processo dinâmico da estratégia visando sempre a obtenção de uma vantagem competitiva sustentável. O autor elaborou um estudo de caso, onde ensaia o posicionamento da empresa no mercado e a sua estratégia.
O autor distinguiu-me com um convite para prefaciar este seu livro, faço-o com muito gosto. Este livro, resultou essencialmente da elaboração da dissertação de mestrado do autor, para a obtenção do grau de mestre em Controlo de Gestão e dos Negócios, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Lisboa, 23 de Abril de 2013
Maria Rosário Justino