Este é o livro que faltava no panorama esotérico português. A sua leitura torna-se indispensável para se entender a origem profunda de Portugal e o seu Espírito, a Portugalidade. Esta tem no autor, Vitor Manuel Adrião, um dos seus maiores difusores contemporâneos que aqui, aplicando o rigor criterioso da Teurgia, escreve a obra mais arrojada, inquietante e lúcida alguma vez saída da sua pena.
Afirmando-se superiormente autorizado a dizer quanto escreve, com a certeza firme de quem sabe e participa directamente do escrínio velado da Portugalidade, o autor aborda centenas de temas, os mais palpitantes e esclarecedores, como:
— A Ordem Espiritual Portuguesa e a Serra Sagrada de Sintra.
— A Teurgia e a Teosofia ante o Futuro imediato do Mundo.
— A Serra da Arrábida e o Triângulo Espiritual Português.
— A Demanda do Santo Graal e o Paraíso Perdido.
— Fernando Pessoa e os Mundos Subterrâneos.
— Os Enigmas e as Profecias do Rei do Mundo.
Pela primazia e originalidade profunda, lúcida e esclarecedora do autor dando pistas, referências e conceitos inéditos sobre a Ordem Espiritual Portuguesa, a Encoberta como a mesma do Encoberto, este livro é repositório imprescindível ao entendimento verdadeiro do ser Português e Portugal, ao mesmo tempo que uma Mensagem de Esperança nos dias conturbados por que hoje passa o Mundo.