"Don Raymonde Aprile é um homem idoso que pretende a todo o custo retirar-se do crime organizado e coroar a sua carreira com uma entrada triunfante no mundo oficial dos banqueiros internacionais, deixando oculto todo um percurso feito de conquistas impiedosas.
Foi precisamente a pensar nesta escalada para a vida pública que Don Raymonde manteve sempre os seus três filhos resguardados das suas actividades criminosas, com a certeza de estes virem a ser membros respeitados da comunidade.
Sob a pressão do FBI e rodeado de membros de outras famílias que, como abutres, esperam pacientemente a sua retirada dos negócios da Máfia, Don Aprile sabe que depende da única coisa que até aí protegia a Máfia das autoridades e do desmoronamento interno: Omertà, um código de honra implicando o silêncio sobre toda e qualquer actividade ilícita, mesmo entre famílias rivais".
Ironicamente, Mario Puzo relativiza a moralidade e o poder num conflito em que é difícil distinguir quem está do lado certo da lei.
É este o último volume da trilogia de Mario Puzo sobre a Máfia, terminado pouco antes da morte do autor, que explora, de forma deliciosamente escandalosa, as consequências da violação do "código de silêncio" ( omertà ), no qual se baseia todo o poder e eficiência da Máfia...
Não deixe de fazer parte deste enredo genial de intriga, crime e traição.