Somme, 1916. Sophie vive numa vila ocupada pelo Exército alemão, tentando sobreviver às privações e brutalidade impostas pelo invasor, enquanto aguarda notícias do marido, Édouard Lefèvre, um pintor impressionista, que se encontra a lutar na Frente. Quando o comandante alemão vê o retrato de Sophie pintado por Édouard, nasce uma perigosa obsessão que leva Sophie a arriscar tudo - a família, a reputação e a vida.
Quase um século depois, o retrato de Sophie encontra-se pendurado numa parede da casa de Liv Halston, em Londres. Entretanto, Liv conhece o homem que a faz recuperar a vontade de viver, após anos de profundo luto pela morte prematura do marido. Mas não tardará que Liv sofra uma nova desilusão - o quadro que possui é agora reclamado pelos herdeiros e Paul, o homem por quem se apaixonou, está encarregado de investigar o seu paradeiro…
Até onde estará disposta Liv a ir para salvar este quadro? Será o retrato de Sophie assim tão importante que justifique perder tudo de novo?
Críticas de Imprensa:
«Uma galeria de personagens magníficos e uma excelente história.»
Washington Post
«Jojo Moyes escreve enredos deliciosos, com personagens tão bem construídas que parecem saltar das páginas de prosa em alta definição.»
Usa Today
Leitora no Goodreads.com:
«Comovente, doloroso, por vezes, mas com um fim emocionante O Olhar de Sophie está verdadeiramente bem escrito. Apetece-me voltar a lê-lo.»