No seu livro sobre Beethovem, Romain Rolland escreveu: “Por amor de Deus, quando estudar a obra de um génio, não comece por extinguir o fogo! Porque é precisamente esse fogo que constitui a essência do génio”. O propósito da presente obra é precisamente ser útil ao amador da grande música sem o esmagar com detalhes de análise técnica que muitas vezes destroem o fogo da paixão. O objectivo é no fundo prender o leitor, aguçar-lhe o apetite para ouvir – ou voltar a ouvir – as obras-primas produzidas ao longo dos séculos. Mas que obras escolher? Para limitar razoavelmente as dimensões do presente volume, foi necessário fazer uma selecção dolorosa, mais ou menos arbitrária, subjectiva e impossível de justificar: muitas obras-primas terão sido omitidas e talvez não o sejam algumas das que foram seleccionadas...
Cada entrada deste “dicionário” compreende informações objectivas e precisas sobre cada obra – data e local da composição, situação do manuscrito, dedicatória, edições, primeira audição, formação vocal e instrumental –, um comentário, uma bibliografia e um escolha discográfica.