«Um trampolim maravilhoso para o extraordinário mundo da matemática e da sua relação com o mundo físico tal como encaradas da Antiguidade aos tempos modernos.» Roger Penrose
Neste livro fascinante, Mario Livio conta a história do número fi. A curiosa relação matemática, geralmente conhecida como «número de ouro», foi definida por Euclides há mais de dois mil anos devido ao papel crucial que desempenha na construção do pentagrama, a que se atribuíam propriedades mágicas. Desde então, surgiu nos sítios mais espantosos: em conchas de moluscos, girassóis, cristais de certos materiais e formas de galáxias. Há quem diga que os criadores das Pirâmides e do Parténon a empregaram e crê-se que esteja presente nos quadros Mona Lisa de Leonardo da Vinci e O Sacramento da Última Ceia de Salvador Dalí, além de estar supostamente relacionada com o comportamento das bolsas.
O Número de Ouro conta ainda as histórias de pessoas que viveram obcecadas com o fi, dos discípulos de Pitágoras ao astrónomo Johannes Kepler e a personalidades recentes como Debussy, Le Corbusier e Bartók. Onde quer que a demanda do significado de fi o leve, Mario Livio – conjugando a matemática e a arte - revela o mundo como um local onde a ordem, a beleza e o mistério sempre coexistiram.