Hoje tornou-se claro que os projectos de aprendizagem ao longo da vida e espaço europeu de educação contêm a ambição de edificar novos contornos, instituições, processos e relações sociais de educação: uma ordem e modelos mundiais, envolvendo uma governação pluriescalar e novas agendas políticas de inscrição global. Destes arranjos institucionais dependerá em boa medida o que continuaremos a entender como educação: um bem transaccionável de acesso condicionado à capacidade aquisitiva dos clientes ou um direito humano universal, a educação continuará provavelmente envolvida com a criação e o desenvolvimento dos sujeitos e das comunidades humanas. Nessa medida, a educação/ aprendizagem ao longo da vida e o espaço europeu de educação contêm aspirações e virtualidades que os constituem como objectos e projectos político-cognitivos em tensão e portadores de conflitos e ambivalências que continuaremos a confrontar.
Índice
Introdução
A europeização das políticas de educação e formação: percursos, processos e modalidades (1957/71-2006)
Governação e espaço europeu de educação: regulação da educação e visões para o projecto "Europa"
Educação e trabalho no século XXI: o processo se copenhaga e o europass. individualização e dualização social?
A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo português
Globalização e individualização: educação ao longo da vida entre a economia do conhecimento e a coesão social