Neste volume, terceiro dos quatro que constituem a incontornável obra de referência na área que é a Nova História da Filosofia Ocidental de Anthony Kenny, o leitor conhecerá a emergência fascinante, do início do século XVI ao início do século XIX, das grandes ideias e dos sistemas intelectuais que moldaram o pensamento moderno. Em A Ascensão da Filosofia Moderna, o autor apresenta os pensadores mais originais e influentes da idade moderna e sugere formas acessíveis de interpretação das respectivas obras. Os filósofos tratados incluem Descartes – habitualmente considerado pai da filosofia moderna – e grandes pensadores britânicos como Hobbes, Locke e Hume. Sobressai a figura cimeira de Immanuel Kant, que, porventura mais do que qualquer outro, tornou a filosofia o que ela é hoje.
A organização do volume é semelhante à dos anteriores: uma abordagem cronológica inicial numa escrita viva e cativante que dá vida aos filósofos e esclarece o contexto histórico e intelectual da obra produzida. Trata-se da leitura ideal para o leitor não familiarizado com a história da filosofia moderna. Em seguida, Kenny analisa cada uma das principais áreas de exploração filosófica do período em questão: conhecimento e percepção, natureza do universo físico, metafísica, mente e alma, essência da moral, filosofia política e Deus.
A criteriosa selecção de belas e intrigantes ilustrações fornece uma evocação expressiva do lado social e humano da filosofia. Por todas estas razões, os interessados no modo como o nosso conhecimento de nós próprios e do mundo se desenvolveu e evoluiu lerão indubitavelmente com prazer a obra que agora se apresenta.