Nova edição nos trinques deste livro fascinante de Sérgio Luís de Carvalho, aumentada com mais de 20 novas expressões, que passará a estar à mão de semear na sua livraria!
Nesta nova edição nos trinques de Nas Bocas do Mundo, o autor leva-nos mais longe na viagem interminável pela História e origem das expressões portuguesas que todos os dias usamos sem pensar, mas que, de vez em quando, nos deixam com a pulga atrás da orelha:
«Por que se diz receber tratos de polé, ir para o maneta, dar o braço a torcer ou andar com o credo na boca? Como se compreende que as palavras assassino e haxixe tenham a mesma origem? Por que se dirá emprenhar pelos ouvidos?
Este estudo não pretende ser um dicionário de expressões com a simples explicação do seu significado; este estudo tenta ser, sobretudo, uma lista de expressões correntes com a explicação da respectiva origem histórica.
Sabia que a expressão são favas contadas tem a ver com a eleição dos antigos abades?
E que o famoso e detestado SPAM tem origem na carne enlatada?
E por que é que ir fazer tijolo envolve cemitérios mouros?
Já pensou no significado do verbo twittar?
E quem não percebe patavina saberá que a expressão remete para a cidade de Pavia?
E que o verdadeiro estafermo era italiano?
Quando surgiram estas frases? Como nos chegaram? Que histórias estão por trás da sua origem?
Uma recolha baseada nos mais prestigiados estudiosos que desvenda aspectos curiosos e bizarros do nosso idioma. Uma viagem, afinal, pelo nosso património nacional. Porque a verdade é que -como dizia Fernando Pessoa – a nossa pátria é a língua portuguesa.