Falar de cidadania, nos dias de hoje, tornou-se muito comum, em especial no que se refere ao défice de cidadania que se verifica na sociedade portuguesa, ou à dificuldade de implementação de programas escolares de formação cívica verdadeiramente eficazes. Com efeito, na sociedade actual, a educação para cidadania transformou-se numa tarefa que foi relegada, quase em exclusivo, para a escola. Será pois na escola, instituição privilegiada de educação e socialização das crianças e jovens, que se devem consolidar as competências dos futuros cidadãos nos domínios moral, jurídico e político em que assenta a vida pública. Partindo deste pressuposto, o objectivo deste livro é contribuir para conhecimento das questões nucleares da cidadania, com base na exploração de temas/ conceitos sustentados por quadros de aprendizagem significativa. Educar para a cidadania constitui um imperativo ético que assenta, simultaneamente, em princípios, valores e conteúdos, que possam constituir indutores da acção cívica e vir a revelar atitudes de coerência no saber, no saber e no saber estar dos futuros cidadãos. Ficam, assim, traçadas as linhas de força que propomos para uma educação que, a par da qualificação humanista, científica e técnica dos jovens cidadãos, pretende desenvolver a interiorização de uma cultura de participação e responsabilidade. Cumprir um papel relevante na formação dos cidadãos, entendidos como sujeitos políticos, habilitá-los a participar e a intervir de forma assertiva na sociedade democrática, constituiu o nosso objectivo na elaboração deste manual.